Rio Grande do Sul- O deputado Rodrigo Lorenzoni (PL-RS) participou na manhã da última terça-feira, 02, na sede da Confederação Nacional de Municípios, em Brasília, da Mobilização Nacional Permanente e da Marcha a Brasília pela Reconstrução de Municípios do Rio Grande do Sul.
Na pauta do evento, que reuniu parlamentares e cerca de 700 representantes de municípios gaúchos e gestores municipais de todo o país, estavam os recursos que efetivamente vieram para o RS, desoneração da folha de pagamento e refinanciamento das dívidas das prefeituras com a Previdência Social, pagamento do Fundo de Participação dos Municípios-Calamidade a todas as prefeituras gaúchas e a recomposição do ICMS.
À tarde, parlamentares e prefeitos se reuniram no Congresso onde estavam sendo discutidos Projetos de Lei e Medidas Provisórias relativas à equalização das contas dos municípios, em especial a questão previdenciária.Governador não foi apoiar prefeitos
Em entrevista, Rodrigo Lorenzoni (PL-RS) alertou que dos mais de 300 municípios que decretaram situação de emergência, mais de 200 ainda não receberam nenhum recurso da Defesa Civil Federal. Para ele, “é um escândalo, a omissão do governo com o Rio Grande do Sul. A grande mobilização que nós estamos fazendo aqui ao lado dos prefeitos e do povo gaúcho é para que o poder público federal possa tomar ciência e atitude para cuidar das pessoas”.
O deputado também lamentou a ausência do governador Eduardo Leite na mobilização. “Ele estava em Brasília e não veio apoiar os prefeitos que também representam o cidadão gaúcho. Mas nós estamos aqui, defendendo os municípios, defendendo o povo gaúcho e defendendo a reconstrução do Rio Grande”, afirmou.
Comments