As iniciativas de apoio e fortalecimento do setor ervateiro no Rio Grande do Sul pautaram a reunião da prefeita de Novo Barreiro, Márcia Pressotto, com o deputado estadual Paparico Bacchi (PL), nesta segunda-feira (21), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Paparico Bacchi preside a Frente Parlamentar da Erva-Mate no parlamento gaúcho, iniciativa que foi oficialmente instalada em maio, durante a Festa da Colheita da Erva-Mate Safra 2023, em Novo Barreiro, onde a prefeita Márcia foi anfitriã do ato que destacou a importância de toda a cadeia produtiva para economia gaúcha.
“Peça para alguém descrever um típico gaúcho e lá estará ele: o chimarrão, com sua inseparável erva-mate. Além de ser a fonte de renda de muitas famílias de agricultores e ter uma cadeia produtiva que movimenta R$ 1,2 de dólares ao ano, faz bem à saúde e pode ser utilizada de diversas formas. Este é um dos pontos que queremos destacar para ampliar o mercado consumidor de erva-mate. Estudos científicos já identificaram na planta substâncias capazes de prevenir doenças cardíacas, neurodegenerativas e ações antioxidantes – que previnem o envelhecimento das células. No seu diversificado consumo, há também ações anti-inflamatórias, antimicrobiana, antiobesidade, antidiabética e neuroprotetora”, destacou o deputado Paparico Bacchi.
O vereador Luiz Carlos Conceição, e produtor de erva-mate no polo Celeiro Missões, participou da reunião e compartilhou detalhes da cadeia produtiva para auxiliar nas iniciativas que a frente parlamentar deve propor durante a legislatura. Também integraram a comitiva de Novo Barreiro que visitou em visita ao parlamentar, Elisier Cassariego (secretário de Obras); Diego Corlassoli (secretário de Administração) e Marlene da Silva Conceição (secretária de Assistência Social).
Polos e roteiros
- Celeiro Missões: 80 municípios, com sede em Palmeira das Missões (Caminhos da Erva-Mate);- Região dos Vales: 15 municípios, com sede em Venâncio Aires (Rota do Chimarrão);- Alto Taquari: 39 municípios, com sede em Ilópolis (Rota da Erva-Mate, com sete dos municípios, e Caravana da Erva-Mate);- Nordeste Gaúcho: 41 municípios, com sede em Machadinho (Circuito das Águas, das Tropas e do Mate);= Alto Uruguai: 30 municípios, com sede em Erechim (roteiro turístico em fase de estruturação).
Patrimônio imaterialO Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) declarou a erva-mate como patrimônio imaterial, que foi o primeiro do RS, em 13 de junho de 2023, por meio da portaria 44/2023. Além disso, a lei 7.439, de 8/12/1980, instituiu a erva-mate como árvore-símbolo do Estado; e a de número 11.929, de 20/6/2003, consagrou o chimarrão como bebida-símbolo do RS.
Comments